A Família Bianchi
- Almanaque de Canela
- 26 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de jun.
Ao pesquisar sobre as histórias e feitos das pessoas e famílias de Canela, chama a atenção como todos se envolviam diretamente nos principais projetos da cidade e da vida dos canelenses.
Um desses personagens é Luiz Carlos Bianchi, filho de Avelino e Livaneze Bianchi, canelense de corpo e alma, conhecido por sua simpatia e bom humor.

Desde cedo, já contribuía com a comunidade como coroinha nas missas da igreja que ficava próxima de sua casa. Naquela época, mal imaginava que, na década de 1960, faria parte da equipe que construiu a imponente Catedral de Pedra, ajudando a carregar tijolos para a obra. Foi também na igreja, durante as missas, que conheceu e se casou com Maria Nadir Cardoso Bianchi. Dessa união nasceu Carlise, filha única e menina dos olhos do casal.
Como bom descendente de italianos, não tinha medo do trabalho. Seu Bianchi era “pau pra toda obra” e estava sempre pronto a ajudar quem precisasse. Partiu cedo, aos 58 anos, vítima de uma doença que o impediu de continuar dirigindo. Mesmo assim, nos últimos anos de vida, não parou de trabalhar. Ia às ruas alegrar a vida das pessoas que visitava, contando histórias e vendendo os pastéis preparados por Dona Maria Nadir.
Durante o período em que trabalhou na Prefeitura, como motorista da Secretaria de Turismo, encantava a todos com sua alegria de viver. Tornou-se muito querido na cidade, circulando para lá e para cá, sempre presente nos eventos e atividades turísticas.
Tinha tanto carinho pelo setor que, ao saber de uma vaga, convenceu a filha Carlise a escolher o turismo como profissão. Na missa de formatura, chorou emocionado, sentado na primeira fila da mesma igreja que ajudou a construir e viu crescer, vibrando com aquela conquista que também era sua.
Carlise conta, divertida, que quando a igreja antiga foi desmanchada para dar lugar à nova, o Cônego Marchesi, em reconhecimento à sua avó Livaneze — frequentadora assídua que ajudava na arrecadação da Paróquia — presenteou a família com uma imagem de Santo Antônio que havia sobrado da obra. A imagem ficou com Seu Bianchi, que, acreditando que o Santo sempre atendia aos pedidos da família, passou a relíquia para a filha, como um gesto de fé para garantir-lhe um bom casamento.
E como nesta vida uma coisa leva à outra, a filha que tanto o orgulhava tornou-se uma grande empresária. Carlise Bianchi é diretora e sócia da Brocker Turismo, mãe de Theodoro e Catharina Bianchi dos Santos, e atualmente é casada com Vincent Newmann de Sousa Pinto, que também atua no setor turístico. Carlise herdou o carisma e o bom humor do pai, e é carinhosamente conhecida por todos em Canela pelo apelido Bill.
Comentários