Vitivinícola Jolimont
- Almanaque de Canela
- 28 de mar.
- 4 min de leitura
Atualizado: há 1 dia
Era o final da década de 40. O município de Canela comemorava um crescente progresso em todas as áreas, atraindo imigrantes europeus que traziam na bagagem, além da esperança de encontrar terras férteis, mais de mil anos de história e experiência. Foi nesse cenário que o francês Jacques Brière deu início ao seu sonho, em 27 de outubro de 1948, fundando os alicerces da Jolimont, a primeira vinícola da Região e uma das pioneiras na produção de vinhos finos e artesanais no estado do Rio Grande do Sul. Jolimont é um nome de origem francesa que significa Belo Monte, a descrição perfeita para as belas terras do Morro Calçado onde a vinícola cresceu e se consagrou.

A década de 80 redesenhou o destino do negócio, quando foi adquirida em 1987 por Ernani de Napoli Velho, passando a se chamar Vitivinícola Jolimont. A fusão entre dedicação e a paixão pela viticultura se encontraram, representando um passo importante que refletiu na evolução na qualidade e na tradição, através do atual proprietário que, juntamente com sua esposa Jucélia e seus filhos Marçal, Amílcar e Maurien formam o conselho da empresa.
A Jolimont é uma vitivinícola, ou seja, toda a produção de uvas é própria e limitada ao que as suas terras podem produzir, o que traz um valor agregado muito grande ao vinho, diminuindo sua oferta. Assim, logo no início dos anos 1990, a empresa tomou uma importante decisão estratégica e decidiu encerrar as vendas nas grandes lojas de varejo, para focar-se no enoturismo. A iniciativa trouxe o primeiro passo em direção à democratização do vinho, iniciando a venda exclusiva para o consumidor final, abrindo portas para o enoturismo, que por sua vez, alavancado por uma parceria com a CVC, passou a representar aproximadamente 60% das suas vendas.
No ano de 2005, a crescente concorrência fez com que a empresa aumentasse ainda mais os investimentos nas atividades de visitação, passeios e degustação. Além disso, já contava com uma nova geração de produtores, reunindo uma experiência que somava os clássicos métodos de vivificação com os mais modernos recursos da atualidade, conseguindo trazer novas experiências da vanguarda do vinho para o Brasil.
Em 2006 implantou pós-vendas e e-commerce. Em 2010 já era reconhecida como uma das atrações enoturísticas mais visitadas da Serra gaúcha e a partir de 2014 passou a ganhar anualmente o Selo Traveller's Choice do Tripadvisor.

Com a entrada do CEO Wagner Manetti Motta, que assumiu o comando da Jolimont às vésperas da pandemia, em 2019, a empresa teve um crescimento excepcional em termos de posicionamento de marca e faturamento. Segundo o proprietário e diretor Marçal Duarte Velho, “O consumo de vinhos teve um aumento significativo durante a pandemia, e o enoturismo, por ser um turismo de natureza e aberto, teve uma crescente procura. Além disso, o Rio Grande do Sul é o principal polo de vitivinícolas, aquecendo o setor com visitantes de todo o Brasil”.
Ao mesmo tempo, novas frentes comerciais foram implementadas, novos produtos foram acrescentados ao portfólio: dois tipos de cerveja, um espumante moscatel, suco de uva e outras bebidas. Estas inovações se somaram aos 30 produtos existentes na loja que, mesmo com a chegada da pandemia, representaram 90% das vendas da empresa.
Desde então, com seu olhar estratégico e conhecimento em gestão, o CEO Wagner Motta continua a impulsionar a equipe com inovação e crescimento sustentável, consolidando a posição da Jolimont como um destaque no mercado vinícola. Basta acompanhar a linha do tempo:
Em 2020, bateu pela primeira vez R$ 1 milhão em vendas no e-commerce;
Em 2021, bateu R$ 1 milhão em vendas em um mês nas lojas Jolimont;
Em 2023, lançou a “Visitação Premium” na vinícola. Bateu pela primeira vez R$ 2 milhões em vendas no e-commerce em um único mês e mais de 200 mil ingressos para o enoturismo no ano;
Em 2024, a Jolimont recebeu o prêmio Brazil Wine Challenge — único concurso brasileiro chancelado pela Organização Internacional do Vinho (OIV) — E a certificação Great Place to Work (GPTW).
Atualmente, a Jolimont é considerada uma das vinícolas mais visitadas do Brasil. Seus rótulos somam mais de 200 premiações nacionais e internacionais, em países como Inglaterra, Itália, França, Argentina, Espanha, Portugal, Canadá e Grécia. Conta com mais de 70 produtos no portfólio — entre vinhos secos, suaves, espumantes e sucos — e possui mais de 15 lojas próprias entre Canela e Gramado, além de estar inaugurando um quiosque no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.

Totalmente alinhada com seus principais pilares, a Jolimont leva a sério sua principal missão: a democratização do vinho e o fomento ao enoturismo, através do vinho na taça, gerando para o público final experiências significativas, entregando momentos únicos e memoráveis que despertam emoções positivas e que enriquecem a vida das pessoas.
Como apregoa o site da Vinícola: “Enquanto houver vinho na taça e visitantes felizes, o legado de Jacques Brière e de Ernani de Napoli Velho e família, permanecerá pulsante nos corações de todos que fazem parte da Jolimont. Assim como as videiras precisam de tempo e resiliência para brotar os frutos, foi preciso enfrentar inúmeros obstáculos até sermos reconhecidos internacionalmente, tanto pelo enoturismo, quanto por nossos rótulos”.
A Vitivinícola Jolimont foi homenageada pela ACIC no dia 28 de março de 2025, em reconhecimento aos seus 77 anos de trajetória. A cerimônia aconteceu no Esporte Clube Serrano, durante a celebração dos 80 anos da associação, reunindo empresários e a comunidade em uma noite de reconhecimento e história.

Durante o evento, Lisi Berti e Guga Freitas apresentaram o espetáculo Rádio ACIC, uma homenagem especial à Vitivinícola Jolimont, relembrando momentos marcantes de sua história por meio da música e com muito bom humor. Confira no player abaixo!

Endereço:
Estrada Morro Calçado, 1420 - Morro Calçado, Canela/RS
Contato:
(54) 9 9677-5995
(54) 3227-6600
Redes sociais:
@jolimontvinicola
Horários de atendimento:
Diariamente, das 9h às 16h45
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