1990 a 1999
- Almanaque de Canela
- 19 de abr. de 2024
- 8 min de leitura
Atualizado: 20 de jun.
1990
Finalmente uma boa estrada para chegar ao Caracol
O Governador Sinval Guazzelli veio a Canela para inaugurar o asfaltamento da estrada do Caracol.

Semana Santa
A Semana Santa de Canela passou a ter destaque especial na programação dos feriados de Páscoa, que transformou a época em alta temporada turística. As duas primeiras edições foram organização do Departamento de Cultura da SEMEC e, a partir de 1992, a Fundação Cultural de Canela assumiu a produção e a Prefeitura ficou como promotora do evento.
1991
Um Mundo Movido a Vapor
Em 1991, os irmãos Omar, Benito e Hermes Urbani, filhos de Ernesto Urbani, inauguraram o primeiro parque temático de Canela, o Mundo a Vapor.
A fachada do parque reproduz, através de uma réplica, a famosa cena de um acidente ferroviário registrado em Paris, em 1895, quando uma locomotiva desgovernada entrou na estação de Montparnasse sem freios, atravessando a parede e caindo de uma altura de 12 metros, permanecendo pendurada por um de seus 12 vagões.
O parque temático é uma homenagem ao trem e tudo o que ele representou para a Serra Gaúcha, inspirado na temática das locomóveis. Uma ideia que nasceu dentro de uma oficina mecânica familiar que ainda hoje é motivo de orgulho da família Urbani e de Canela.
Aeroclube de Canela e Escola da Aviação Civil

Fundado em 1950, o Aeroclube de Canela permaneceu desativado por 41 anos. No dia 14 de julho de 1991, retomou as atividades e se tornou um dos mais importantes do sul do Brasil. Com o grande crescimento do setor e a falta de profissionais capacitados, um grupo de pilotos de linha aérea, junto com uma nova diretoria, deu início em 2012 a revitalização e reestruturação da escola, com o objetivo de tornar-se novamente referência na formação de novos pilotos. Novamente a paixão pela aviação uniu os colaboradores do Aeroclube, que se uniram para adquirir uma aeronave Cessna 172K, referência mundial na formação de pilotos e uma das melhores opções para voos panorâmicos.
1992
Congressos Holísticos Brasileiro e Pan-americano
Em Canela, entre os dias 14 a 19 de setembro, aconteceu o III Congresso Holístico Brasileiro e o I Congresso Holístico Pan-Americano. Com o propósito de incentivar a cooperação científica nacional e pan-americana, indicando novas direções para a sociedade, congregou cerca de oitocentos participantes da América Latina, no Hotel Laje de Pedra, em torno do tema A Nova Aliança para o Terceiro Milênio. Paralelamente, foi promovido o I Encontro de Crianças e Jovens, quando 350 crianças e jovens de Canela e do Estado discutiram o tema Um Olhar para o Futuro.
Com o foco no despertar de um novo ser humano, o encontro foi composto por conferências magnas, simpósios, práticas, mesas redondas, palestras, vivências e celebrações holísticas, cujas conclusões foram sintetizadas na belíssima Carta de Canela, cujo parágrafo final está reproduzido aqui, pois apesar de ter sido escrito há 30 anos, a necessidade de sua leitura nunca esteve tão atual.
Carta de Canela, setembro de 1992, trecho final
“(...) Como um signo de um novo tempo, onde a promessa da semente cede espaço à fragrância do fruto; como emblema de uma contagiosa solidariedade onde o sonho de plenitude, sabedoria e justiça se converte em mãos dadas e vontades amigas, surge um canto de amizade com a natureza, um hino de convivência com a criatura humana em transe traumático de evolução e um compromisso consciente para a criação coletiva da sociedade futura. Sem necessidade de heróis nem monopólio da verdade, uma dança transparente de invenção onde o amor é a mãe de todas as transformações.”

Cinco Países em Canela
No dia 21 de fevereiro, Canela sediou o encontro dos 5 países do Cone Sul: Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai. O palco do evento foi o Hotel Laje de Pedra, que, com sua localização privilegiada, ofereceu a segurança e o espaço necessários para receber os representantes das nações. Na ocasião foi assinada a Declaração de Canela, o primeiro documento do Mercosul a tratar de questões ambientais.
Estiveram presentes Fernando Collor de Melo (Brasil), Carlos Menem (Argentina), André Rodriguez (Paraguai), Alberto Lacalle (Uruguai) e o Ministro de Relações Exteriores Chileno, Enrique Silva Cimma.

O Grande Voo
Para eternizar a histórica reunião, o escultor Carlos Tenius criou o monumento O Grande Voo, que apresenta cinco aves sobrepostas, simbolizando os países do Cone Sul: Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Localizado na entrada de Canela, no entroncamento das estradas RS-235 (Canela-Gramado) e RS-466 (Canela-Caracol), o monumento é um símbolo da integração regional.
Turismo se consolida
É criada, em 1992, a ACIC-Turismo e a Central de Reservas. Os novos projetos são responsáveis, respectivamente, pelas campanhas de inverno de 1992 e 1993 e pelo acesso rápido do público ao serviço de reservas de hotéis por telefone. Ainda em 1992, a ACIC firma convênio com o SEBRAE. No ano seguinte, é a vez do contrato com o CIEE, resgatando o serviço de oferta de emprego ao trabalhador.
Em 1993, a associação expande suas relações com a assinatura do terno de irmandade entre Canela e Bombinhas, em Santa Catarina, visando o conhecimento das potencialidades turísticas de cada lugar com viagens para visitação mútua para estabelecer intercâmbio.

1993
Festa Colonial
A primeira Festa Colonial de Canela aconteceu durante os dias 27 de novembro a 5 de dezembro, no Centro de Feiras de Canela.
Foi criada em conjunto à Emater, a Prefeitura Municipal e a Associação dos Produtores Rurais. Reunindo produtos coloniais, artesanato, música e espetáculos da comunidade, se transformou em um dos eventos mais queridos da cidade.
A Brilho da Serra
A matriarca da família Weber, Arlete Boeira Weber, é a precursora deste empreendimento. Mas antes de iniciar com a sua agência própria, Arlete já atuava como guia de turismo, mantendo o sustento da família. Com o passar dos anos, o setor do turismo passou a ser mais lucrativo e surgiu a ideia de montar uma agência de turismo em Canela. Em março de 1993, fundou a empresa e como sócio entrou o filho Everson Boeira Weber que, com apenas 18 anos, assumiu junto com a mãe o compromisso de trabalhar na implantação da Brilho da Serra, e manter a família.

No início eram as viagens de compras e excursões ao Paraguai e Santa Catarina. Em 1997, o filho mais novo, Evandro Boeira Weber, também com 18 anos na época, com a saída do irmão para outra empresa, passou a comandar a agência lançando outras novidades como o turismo estudantil, montou novos roteiros para o litoral catarinense e o Beto Carreiro World. Em 2003, Everson retornou à agência, que ganhou novas instalações, atendimento personalizado e novos produtos.
Primeira Turma Feminina da Brigada Militar em Canela
Em agosto, teve início em Canela o primeiro curso voltado exclusivamente à formação de mulheres na Brigada Militar. A preparação incluiu treinamentos intelectuais, psicológicos, físicos e técnicos, além de conteúdos sobre cidadania, relações públicas e a história local e regional.

Batizando-se como “Turma Maria Quitéria”, em homenagem à primeira mulher a lutar por um batalhão no Brasil, o grupo concluiu a formação cerca de um ano depois, marcando um feito pioneiro na Serra Gaúcha.
1994
Fundo de Turismo
Com o objetivo de unir os empresários em torno de uma proposta de desenvolvimento e incentivar a qualificação profissional e o turismo, a ACIC criou o Fundo de Turismo, pré-requisito para que o município recebesse as verbas federais previstas no Plano Nacional de Municipalização do Turismo (PNMT) às cidades com esse potencial. O Fundo, lançado no dia 17 de agosto de 1994, conquistou a adesão dos empresários. Com os recursos arrecadados, a ACIC conseguiu promover novos cursos, investir em folheteria turística e na participação de representantes da entidade em eventos fora do município.
Papai Noel chega pela torre da Catedral
O Sonho de Natal deste ano ficou marcado para sempre com a estreia de Claudio Ramires, adepto do montanhismo, como o Papai Noel que descia da torre da Catedral fazendo rapel em companhia dos gnomos Evandro Schutz e Mauro Garcia.
1995
Empreendedoras do Turismo

As primas Adriane Brocker Boeira e Iara Brocker Urbani, na época com 19 e 18 anos, respectivamente, resolveram criar sua própria agência, próxima a Cascata do Caracol, onde se criaram na casa das avós. Inicialmente o foco era no turismo ecológico no Vale da Lageana.
Promoviam a prática de trekking, rapel, rafting e da observação da fauna e da flora. O primeiro passo foi organizar uma brigada de voluntários para recolher o lixo da base da cascata, demonstrando sua preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade. Naquele lugar, com o espírito empreendedor das jovens empresárias, nascia a Brocker Turismo.

A primeira sede da Brocker
Foi um pequeno chalé de madeira na Rua Fernando Ferrari. Totalmente apoiadas por seus pais e pelos pais dos jovens estudantes de Canela e Gramado, a agência começou a operar com o turismo estudantil para várias partes do Brasil, e também para Bariloche, na Argentina. No ano seguinte organizaram a primeira viagem do grupo de Mulheres, uma tradição que se repete anualmente até hoje.

1996
Grupo Artístico Ká&lá
O Presidente Fernando Henrique Cardoso ganhou uma serenata à moda antiga quando esteve no Palácio das Hortênsias, em Canela. O Grupo Ká&Lá era formado por 5 casais da cidade: Ivanete e José Élio Lodéa, Ivete e Claudio Delfim, Haidi e Olmiro dos Reis, Regina e Elizeu Dreyer e Rosimari e Assis Lírio.
Outro grupo que fez e ainda faz sucesso, principalmente nas festas de final de ano, alegrando as ruas da cidade, é o tradicional Terno de Reis da Família Seibt.

Esportes de Aventura
O sucesso da ideia de Claudio Ramires ao fazer o Papai Noel abrir o Natal descendo de rapel da torre da Catedral de Pedra, acabou por fomentar os esportes de aventura. Ramires passou a ministrar um curso de montanhismo, do qual participaram, entre outros alunos, o canelense Daniel Jaggi (acostumado a viver nas alturas lavando as paredes da Igreja), e as empresárias Adriane Brocker Boeira e Iara Urbani.

1997
8 Milhões de Lâmpadas
O Sonho de Natal foi retomado e a arrecadação das lâmpadas entre a comunidade atingiu um número inacreditável: 8 milhões de lâmpadas foram trazidas pela comunidade, fazendo o canelense entender que unido pode ter uma força inabalável.
1998
Primeira mulher no Rotary Club
Em 1998, Ana Glenda Viezzer se tornou a primeira mulher a ser admitida no Rotary Club de Canela.
Tendo como padrinho o Dr. José Batista, um dos membros fundadores, construiu uma trajetória de sucesso na associação. Foi a primeira mulher a servir como presidente do clube em Canela, e sete anos depois, em 2005, foi eleita a primeira mulher Governadora do Distrito 4670.
A Brocker Turismo Cresce

Com o aumento da demanda no turismo, a quantidade de colaboradores também precisou aumentar. Foi preciso achar mais espaço e a agência se transferiu para a Borges de Medeiros, próxima à Catedral de Pedra. Muitos jovens canelenses descobriram suas vocações e passaram a se dedicar ao turismo graças ao mercado que crescia a cada ano.

O Centro de Feiras
Foi para abrigar a Chocofest, que durante anos incentivou o turismo de Canela, trazendo milhares de visitantes de todo o País e promovendo a indústria chocolateira da região, que o então prefeito, José Vellinho Pinto, criou o Centro de Feiras de Canela que sediou outros grandes eventos como a Gift Fair, Ajorsul, Expomúsica, Festa da Música, Encontro de Carros Antigos, Encontro de Motos, Feira do Livro, Festa da Colônia e muitos outros.
1999

Canela Premiada
No dia 22 de dezembro, em cerimônia realizada no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, Canela ganha o prêmio Top de Marketing, da ADVB/RS, na categoria Serviços Públicos e Municípios, como reconhecimento pelos resultados alcançados, esforço de uma comunidade, união das pessoas e muito trabalho.
O Prefeito José Vellinho Pinto recebeu as homenagens com todos os seus colaboradores. Esse case é contado no livro "Canela, a reconquista de um horizonte", de Suzana Englert.
Comentários