O Casarão dos Oppitz
- Almanaque de Canela
- 17 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de jun.
O Casarão dos Oppitz, foi construído por Anton Oppitz Filho para residência da família, em torno de 1909 a 1912. Alguns traços arquitetônicos do casarão têm características muito parecidas às casas da região do antigo território austro-húngaro, de onde os Oppitz emigraram.

No Rio Grande do Sul, a família Oppitz começou a partir do casal de imigrantes Anton e Sophie Oppitz. Anton nasceu em 25 de março de 1852. Ainda bem jovem foi estudar Artes na Academia Imperial de Viena, na Áustria, e após o término do curso, cujo diploma recebeu diretamente das mãos do Imperador da Prússia — Kayser Wilhelm I — viajou pela Áustria e pela Alemanha, trabalhando como decorador de porcelanas em Meissen, Saxônia. Ao voltar para sua terra natal, casou-se com Sophie Renger. O casal emigrou em 05 de julho de 1877, com a filha Sofia, viajando de Hamburgo até o Rio de Janeiro, e de lá ao Rio Grande do Sul, ocupando terras na Linha Imperial, em Nova Petrópolis e depois na Linha Café, em Três Coroas.
Anton Oppitz foi também médico fitoterapeuta, agricultor, professor, teatrólogo e pintor, tendo deixado trabalhos como quadros e porcelanas pintadas em Três Coroas, Igrejinha e Taquara, e um legado cultural e de habilidades repassado aos seus descendentes. No Brasil, tiveram mais 5 filhos: Amalie, Anton Filho, Emmanuel, Adolphine e Adolph. Anton faleceu aos 96 anos, em 25 de julho de 1948.
Anton Oppitz Filho nasceu em 1881 em Nova Petrópolis e casou-se com Amalie Becker em 1904. No Campestre Canella, passou a trabalhar em serrarias, até se mudar em definitivo, entre os anos de 1909 e 1910. Neste mesmo período, iniciou a construção do Casarão, feita com encaixes, sem uso de pregos, em madeira de lei. Tiveram seis filhos, Affonso, Arnaldo, Arlindo, Raina, Almiro e Osmildo que desenvolveram muitas atividades na comunidade e formaram famílias em Canela e região.
A propriedade tinha uma cancha reta, onde se faziam as carreiradas nos domingos, e era frequentada por moradores e visitantes de Canela, que iam até ao local usando charretes disponíveis no povoado. A família também realizava saraus no salão da residência, muito prestigiados pelos canelenses nas primeiras décadas do século XX. Os descendentes dos Oppitz montaram a Fábrica de Acordeões Sonelli, inaugurada com a presença do Governador Leonel Brizola, em 1962.
Em 1926, a casa foi parcialmente destruída por um vento muito forte em noite de temporal. Imediatamente, os vizinhos se reuniram e a reconstruíram, enquanto os moradores viveram por um tempo no galpão. O prédio foi tombado por Decreto Municipal e pertence à Prefeitura de Canela.
Cultura Geral
A Família Oppitz veio da cidade de Blottendorf, localizada na região de Falkenau, na então Boêmia, hoje chamada Polevsko, na República Tcheca. No século XIX, a Boêmia fazia parte do Império Austro-Húngaro e correspondia, em grande parte, ao território da atual República Tcheca.
Após a Primeira Guerra Mundial, o Reino da Prússia foi dissolvido e cerca de sete milhões de alemães foram expulsos da Boêmia. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, todas as cidades e ruas da região tiveram seus nomes alterados para versões tchecas.
Comments