Antônio Olmiro dos Reis
- Almanaque de Canela
- 8 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de mai.

Antônio Olmiro dos Reis nasceu em São Francisco de Paula no dia 1° de novembro de 1944, e aos 3 anos veio com seus pais para Canela, de onde não saiu mais. Estudou no Ginásio Nossa Senhora Auxiliadora, das Irmãs Bernardinas, fez curso em Caxias do Sul, e trabalhou como contador em várias empresas. Em 1° de abril de 1989, comprou a Gráfica Ká & Lá, que pertencia a Dari Perottoni. A data de seu primeiro empreendimento tinha mesmo que ser curiosa, como todas as curiosidades que ele gosta de colecionar.

O filho do seu Alzemiro Boeira dos Reis e de dona Olga Voges dos Reis sempre se interessou por imprimir no tempo as memórias da vida, cuidando para que não se perdessem, e não podia ter achado um trabalho mais adequado. Olmiro casou-se com Haidi Anete dos Reis, cuja família paterna, os Dal Ri, ficou famosa e eternizada pelo bisavô, que era um dos verdadeiros personagens da obra O Quatrilho.
Olmiro e Haidi sempre participaram intensamente na vida religiosa, artística e cultural da cidade, atuando em peças de teatro, organizando bailes, e animando festas com o Grupo Artístico Ká&Lá ao lado de outros quatro casais canelenses.
A gaita da conceituada fábrica canelense Sonelli, que animou muitas serenatas e bailes do CTG, virou companheira inseparável até os dias de hoje.

Movido pela curiosidade em desvendar as histórias da cidade, Olmiro se tornou guardião fiel de documentos esquecidos — resgatados do fundo de gavetas ou confiados a ele por quem acreditava que poderiam encontrar novo sentido em seus livros. Olmiro é a ponte que nos liga ao passado de Canela, referência indispensável para quem quiser escrever qualquer linha sobre a cidade.
Autor e coautor de vários livros que resgatam a história da cidade, Olmiro já está aposentado e dedica sua vida a reunir e colecionar o mais completo acervo de documentos, fotografias, registros e coleções de assuntos sobre o Município e seus habitantes. Olmiro e Haidi são avós de João Antônio, Cinthia, Lorenzo e Benício e pais de três filhos, Fernando, que é piloto e mora no exterior, Daniel, atualmente responsável pela gráfica e Patrícia, que é arquiteta.
Comments