2020 até hoje
- Almanaque de Canela
- 19 de abr. de 2024
- 4 min de leitura
Atualizado: 14 de out.
O vírus que parou o mundo
Em janeiro de 2020, o setor do turismo estava preparado para viver um grande e promissor ano. Mas não foi o que aconteceu.
A pandemia do COVID-19 deixou cidades desertas, esvaziou hotéis, obrigou companhias aéreas a cancelar rotas e impediu que navios de cruzeiro desembarcassem passageiros. As perdas na aviação são estimadas em bilhões de dólares. O turismo, que promove um constante fluxo de pessoas pelo globo gerando oportunidades de negócio, tanto para grandes conglomerados, quanto para pequenos empreendimentos, sejam agências de viagem, pousadas, restaurantes ou guias turísticos que atuam em suas comunidades, parou sem data certa para sua retomada e recuperação.
O vírus obrigou as pessoas a se isolarem, e se não fosse a tecnologia avançada da informática e dos meios de comunicação, a catástrofe poderia ser ainda pior. Só uma coisa não foi afetada, a natureza, que além de ter se mantido saudável e pujante como sempre foi, independente da doença dos homens, representou para Canela uma tábua de salvação. O turismo se cercou de todos os protocolos impostos pela pandemia e, assim como antigamente era indicada pelos médicos para a cura de doenças pulmonares, Canela foi o local privilegiado onde, em meio a natureza saudável, as pessoas puderam tirar suas máscaras e respirar.

2020

Castelli amplia atuação com novos formatos
Em uma nova casa virtual, com visual mais moderno, navegação facilitada e proposta acolhedora, a Castelli Escola de Chocolataria passou a oferecer cursos online, ampliando o acesso ao ensino da chocolataria para um público mais amplo de forma acessível.
Além disso, lançou o blog Chocolatear, criado para engajar o público no consumo consciente do chocolate por meio de conteúdos e eventos sobre história, técnicas, tendências da chocolataria, cacau e outras matérias-primas. Outra novidade foi o curso Vivência Cacau e Chocolate, uma imersão presencial de quatro dias, que levava os alunos até uma fazenda de cacau para acompanhar de perto a colheita, fermentação e secagem das amêndoas, além de um dia dedicado a práticas sensoriais com cacau e chocolate.
A Toca completa 90 Anos
A Usina Hidrelétrica Toca, localizada na estrada Canela/Bom Jesus, completa 90 anos. Em operação desde novembro de 1929, a UHE Toca integra o Sistema Salto, com sede em Canela, e foi inaugurada oficialmente em 25 de julho de 1930 pelo então Governador do Estado, Getúlio Vargas.

Os 100 Mais Poderosos do Turismo
Adriane Brocker Boeira Guimarães, CEO do Grupo Brocker, esteve entre os 100 Mais Poderosos do Turismo escolhidos anualmente pela revista Panrotas. Na décima edição da lista, foram destacados aqueles que se destacaram durante a pandemia, contribuindo para uma retomada promissora do setor.
“Esse reconhecimento, especialmente em 2020, quando a Brocker completa 25 anos, valoriza ainda mais a Serra Gaúcha como destino turístico. E é também uma conquista de toda a nossa equipe, que faz parte desta história”, comenta Any.
Bustour Illumination Show

Muito mais do que um atrativo turístico, o Bustour Illumination Show é um passeio que resgata os encantos da infância na época do Natal. Inspirado nos clássicos da Broadway, onde os artistas vão para as ruas para realizar seus shows, o espetáculo é uma atração inédita e imperdível, tornando o Natal Luz de Gramado e Sonho de Natal de Canela ainda mais mágicos.
A iluminação e a decoração das cidades sempre foi o espetáculo mais esperado pelos visitantes que, dentro do Bustour, se sentem fazendo parte do espetáculo audiovisual, enquanto passeiam pelas ruas com intervenções artísticas e trilhas sonoras de músicas natalinas, em uma viagem emocionante e inesquecível.
O Laje de Pedra se reinventa
Após 42 anos de atividade, o tradicional Hotel Laje de Pedra, referência turística de Canela, encerrou suas operações devido às dificuldades financeiras agravadas pela pandemia de COVID-19.

O fechamento marcou o fim de uma era: durante décadas, o hotel foi um dos principais destinos da região, recebendo visitantes de todo o Brasil e do exterior. Além disso, o hotel sediou eventos importantes, como a Festa Nacional da Música e o Encontro dos Presidentes do Mercosul, em 1992.
Em janeiro de 2021, o complexo foi adquirido pela empresa LDP Canela, dos sócios José Paim de Andrade, José Ernesto Marino e Márcio Carvalho. Um ambicioso projeto de revitalização foi iniciado, com o objetivo de resgatar a essência histórica do Laje de Pedra e projetar um futuro de sofisticação e inovação para o local.

O empreendimento será o primeiro Kempinski da América do Sul, trazendo uma proposta que combina tradição e modernidade e promete continuar a escrever a história de um dos destinos mais emblemáticos da Serra Gaúcha.
Skyglass Canela

Em dezembro, foi inaugurado o Skyglass Canela, a primeira plataforma estaiada de aço e vidro da América Latina.
Com um investimento de R$30 milhões, a estrutura avança 35 metros sobre o Vale da Ferradura, oferecendo um vista de tirar o fôlego a 360 metros de altura do Rio Caí.
2021
Casa Vitória
Inaugurada em agosto, a Casa Vitória é um espaço de acolhimento e apoio para mulheres vítimas de violência doméstica. O abrigo é coordenado pela Associação Coração de Ouro e funciona 24 horas por dia, proporcionando atendimento psicológico, social e jurídico.
Concebido por iniciativa da 2ª Vara Judicial de Canela, o projeto ganhou apoio do poder público municipal, que adquiriu e reformou o imóvel onde funciona o espaço. Além do acolhimento, a Casa Vitória se diferencia por integrar um atendimento multidisciplinar, que fortalece as mulheres atendidas e trabalha para evitar a perpetuação da violência entre gerações, através de iniciativas educacionais voltadas para a prevenção da violência doméstica.
2024

Roda Canela
Em abril foi inaugurada a primeira Roda-Gigante da Serra Gaúcha: a Roda Canela. Com 52 metros de altura e 30 cabines climatizadas, a atração, localizada no Parque Mundo a Vapor, oferece uma vista panorâmica de 360 graus da região, proporcionando uma experiência única aos visitantes.






Comentários