Família Zimmermann
- Almanaque de Canela
- 26 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de jun.
Quatro gerações fotografando Canela
Não fossem as fotografias, os álbuns e os documentos reproduzidos em fotos, nunca conseguiríamos reconstituir a história das nossas famílias e dos feitos do passado. O seu Erny e a dona Maceda Zimmermann construíram sua vida revelando fotos e criando mini álbuns e postais para que os turistas pudessem levar consigo as memórias das belas paisagens de Canela.
Foi Albino Zimmermann, o patriarca da família, quem abriu, em 1937, a casa de comércio que até hoje funciona na Avenida Júlio de Castilhos. Ele era dentista prático, licenciado, e a loja vendia produtos químicos dentários. Canela já despontava como cidade turística, e não tardou para que o filho Erny se especializasse na revelação fotográfica.
Quando a guerra acabou, em 1945, toda a tecnologia desenvolvida para fins bélicos passou a estar disponível ao público, acompanhada do incentivo da Kodak para a venda de filmes e câmeras. Aquilo foi um sucesso, e Erny começou a produzir e vender fotografias ainda na época do quartel. Depois que se casou com Maceda, o casal passou a ensinar essa arte também aos filhos, Marcos e Anderson.

Por aí segue a história que fez surgir a Zimmermann Foto Estúdio, até hoje referência em fotografia em Canela, agora nas mão do neto Marcos Zimmermann e sua esposa Monica. Marcos desempenhou inúmeros papéis importantes na comunidade, entre eles foi Secretário de Obras do Município e Presidente da ACIC. Não há quem não tenha passado por seu estúdio para fazer desde fotos 3x4 para documentos até registros de casamentos, nascimentos, 15 anos ou para comprar álbuns e revelar fotos.
A filha Natália foi a primeira da família a cursar o ensino superior em Jornalismo e em Fotografia, e segue com muito orgulho a tradição familiar de criar belas produções com as paisagens de Canela. Natália é casada com Juliano, que não atua na área da fotografia, mas o filho Gabriel, trineto do seu Albino, já dá seus primeiros passos dentro do estúdio.

Comments